top of page
Foto do escritorPatricia Paula

Uma nova gestão de projectos (Parte 2)

Mais do que formação oferecemos um novo caminho para o conhecimento capaz de gerar

uma transformação na forma como você gerencia seus projectos.


Por que eu estou escrevendo este artigo?

Sinceramente. Porque eu entendo que aprender gestão de projetos é muito mais que folhear o PMBOK e esperar ser contractado como gestor de projecto na primeira entrevista. Na prática, compreender como influenciar mudanças na cultura organizacional, no modo como as pessoas dentro do ambiente de projecto solucionam os problemas e reagem às mudanças são os maiores desafio de um gestor de projectos.


Templates, cronograma, documentos extensos contendo todo o escopo necessário do projeto, e também o desnecessário, deveriam ser das últimas coisas que você de fato precisaria se preocupar quando conduz um projecto.


Você primeiro precisa conhecer o funcionamento da sua organização antes de poder implementar qualquer coisa sofisticada. O que motiva a equipa do projecto a fazer o trabalho e cumprir o compromisso? Como funciona a política de reconhecimento e recomensa? Como os gestores funcionais apoiam as actividades da equipa durante a sua participação no projeto, como as partes interessadas reagem diante de um imprevisto, acusam-se ou assumem o erro como uma equipa?


E é justamente isto que eu vejo faltando em muitos profissionais excessivamente preocupados com assuntos de gestão de projetos. Pouco se discute nas palestras e eventos dentro da área, que o que faz um sucesso ter sucesso é o trabalho em equipa que o suporta.


Muito do que fazemos ou do que precisa ser feito no dia-a-dia exige conhecimento em diversas áreas fundamentais de liderança e administração. Estou sendo bem honesta aqui: quando não se conhece as técnicas de negociação e gestão de conflitos a consequência é encontrar dificuldades em conduzir determinados projectos envolvendo pessoas dificeis ou viciados em um modelo mais funcional de trabalhar.


Confesso que muitos ainda assim terão dificuldade em compreender o porquê da gestão de projetos ser tão complexa de implementar. Mesmo existindo tanto conteúdo publicado e divulgado sobre práticas de uso comprovado no mercado. O que pode funcionar para uma empresa poderá não funcionar para outra. Por isto, vão se as consultorias e ficam os processos que sempre funcionaram assim e ninguém pode fazer diferente.


Gestão de projectos não é uma área para suposições. Ela requer tentativas, apoio e troca de conhecimento constante dentro da equipa e com outras equipas. Claro!


A gestão de projectos se integra com muitas outras áreas. Se você está iniciando neste mundo, realmente, recomendo que você faça vários (e bons!) cursos sobre gestão de projetos, comunicação e liderança. Procure aprender os vários modos de gerenciar projectos antes de definir qual será o seu.


Está na hora de você fazer um reset na sua carreira de gestor de projectos, não?


Espero que você tenha curtido este artigo. E nos vemos no próximo. Obrigada.

Comments


bottom of page