Mais do que formação oferecemos um novo caminho para o conhecimento capaz de gerar
uma transformação na forma como você gerencia seus projectos.
Desde 2006 que venho acompanhando as mudanças na área de gestão de projetos. O mundo, as pessoas e os desafios que exigem a transformação dentreo das organizações impulsionam o processo de mudança da forma como, nós gestores de projectos, planeamos, desenvolvimentos e entregamos os nossos projectos. Com muita frequência me deparo com colegas questionando um ou outro método incrível, que conheceu em um case de sucesso, mas que dentro da sua organização parece impossível de ser aplicado.
Se você se viu neste exemplo, você não é o único.
Então eu analiso as várias recomendações e contribuições que a comunidade fornece quando preciso aplicar uma técnica nova. Algumas ajudas são válidas, sem dúvidas, outras um pouco desconexas e que funcionariam perfeitamente em uma empresa motivada por mudanças frequentes em seus procedimentos. A grande maioria ainda busca pela estabilidade e controle do fluxo de trabalho. Não o contrário.
Com o passar dos anos, eu passo a interpretar que muito frequentemente quem procura por respostas prontas como qual ferramenta ou template pode ser utilizado, em um primeiro momento precisa compreender como a gestão de projetos realmente funciona. O básico. O fundamental. E, um bom gestor de projecto sabe quando precisa "saber" para "fazer".
Infelizmente, grande parte dos gestores de projetos desconhece ou não utiliza todo o potencial do PMBOK ou outras práticas para conduzir um projeto, de qualquer natureza, pelos trilhos do sucesso. De certa forma, habituaram-se a trabalhar com ferramentas e técnicas, que muitas das vezes não atendem as necessidades da equipa, do projecto ou da organização. “ Um consultor veio até a nossa empresa, deu-nos uma formação, indicou-nos os processos, e desde então estamos trabalhando desta forma.”
A gestão moderna de projectos defende que diferentes equipas dentro de uma organização possuem diferentes necessidades para a condução dos seus projectos. Deste modo, dentro de uma empresa podemos ter diferentes formas de organização e uso para os processos de gestão de projectos.
E este é o foco da nova gestão de projectos que pretendemos abordar com você, caro leitor, na segunda parte deste post.
Comments